VIKINGS do Castelo!

Hóquei em Linha

 

 

 

O Hóquei em Linha é uma modalidade da Patinagem relativamente recente.

Esta modalidade é jogada em recintos normalmente utilizados para o Hóquei em Patins com as dimensões de 44×22 metros – exceptuando as competições internacionais em que se exige como mínimo 50×25 m.

É jogada com um disco, patins em linha com 3 ou quatro rodas e sticks especiais. Os jogadores de campo utilizam um stick com 150 cm e o guarda-redes um de 100 cm.

A primeira competição oficial de Hóquei em Linha, foi o Torneio Aberto da APL (Associação de Patinagem de Lisboa) realizado em Nafarros, uma localidade da freguesia de São Martinho, concelho de Sintra em 97/98, com as equipas de Cascais e Buraca.

O Hóquei em Linha teve a sua primeira competição organizada pela FPP (Federação Portuguesa de Patinagem) na época de 1998/99, na época de 1999/2000 realiza-se pela primeira vez o Campeonato Nacional de Hóquei em Linha com a presença das equipas do Dramático de Cascais/Barracudas, Liga de Algés/Corvos, União Ciclista da Buraca/Blasters, Grupo Cultural Carregalense/Diabos, Grupo Cultural e Recreativo Castelense/Vikings tendo sido campeão o GDS Cascais/Barracudas.

Pode aceder a informação mais pormenorizada aqui!

No Concelho da Sertã, a Freguesia do Castelo, zona de intervenção dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, com 24,62 km² de área e 1 046 habitantes (2011) foi o berço deste desporto em 1998 garças a um apaixonado por esta modalidade.

Nuno Flor vivia no Cacem e foi estudar para os Estados Unidos onde descobriu o prazer de jogar Hóquei em Linha. De regresso a Portugal, foi jogador sénior e treinador em Cascais até vir viver para a Sertã em 1997.

Na sua Hamburgaria/Pizzaria R&R havia um televisor onde passava todos os dias imagens e jogos do Hóquei no gelo e discutia-se muito esta modalidade desportiva.

Um dia recebeu um convite desafiante…

O Presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Srº Carlos Mateus Marques Lopes, convidou-o através de um vendedor de bebidas do Castelo a criar uma equipa e iniciar esta atividade. Foi assim que nasceu a modalidade Hóquei em Linha na Freguesia do Castelo.

“Eramos uma equipa de amadores com idades entre os dezasseis e os vinte e cinco anos e todos com atividades paralelas, por isso treinava-mos três vezes por semana ao início da noite” afirmou Nuno Flor.

 

 

A 1ª época foi em 2000/2001 e seguiram-se cinco épocas empolgantes que foram vividas com muito entusiasmo por todos os participantes, pelas suas famílias e amigos.

Nestes anos o Castelo enchia-se de vida sempre que havia um jogo em casa, fim de semana sim, fim de semana não, era a festa no Castelo todos queriam dar força á equipa da casa.

Vikings, era o nome da equipa, durante estas épocas ficaram; uma vez em segundo lugar no Campeonato Português e disputaram duas finais da Taça de Portugal.

Na época 2006/2007 participaram na Liga Portuguesa de Hóquei em Linha e conseguiram atingir a final.

Terminada esta época não houve mais competições oficiais a nível nacional e foi assim que tudo parou… Durante dez anos porque em 2017 houve um reinício deste desporto e para motivar participantes,

Nuno Flor nas suas redes sociais passava esta mensagem:

“Hóquei em Linha é uma modalidade recente, já com muito êxito em todo o mundo. Em Portugal esta a dar os primeiros passos e já vem nos manuais escolares do 5º ano. Sabias que existe uma equipa no Conselho da Sertã? Queres experimentar? Treinos grátis todos os sábados as 19H no Pavilhão da Freguesia do Castelo. Ensinamos desde a patinagem e temos equipamento para emprestar. Estas á espera de quê? Vem e traz um amigo também!” (21 de setembro de 2018 Nuno Flor).

A carência de cultura desportiva nesta zona de baixa densidade populacional faz com que a tendência seja o futebol e o Hóquei ainda não é muito conhecido pelos jovens.

O grupo de trabalho avançava com os atletas que tinham e os treinos eram semanais todos os sábados no Pavilhão da Freguesia do Castelo às 21h.

Com o apoio da Federação de Desportos de Inverno de Portugal em fevereiro de 2020, participaram numa atividade no Palácio do Gelo Shopping em Viseu, uma experiência fantástica para todos.

 

Os Vikings contavam com um universo de cerca de cinquenta atletas federados, na equipa de formação, na equipa de femininos e na equipa de séniores. A última atividade pública aconteceu no Valongo em Coimbra (2020), foi o último treino antes de tudo terminar. Uma equipa unida dinâmica e orgulhosa do desporto que praticavam, participaram e organizaram vários eventos, entre eles:

– Demonstração de Hóquei no gelo na pista de Natal, Sertã 2017

– Record mundial de patinadores num pavilhão, Coimbra 2017

– Treino de Patinagem no gelo, Elvas 2017

– Treino de Hóquei no gelo, Elvas 2018

– Participação de equipa sub 12 torneio internacional Fuengirola, Espanha 2018

– Participação em colaboração com Wolves de Algeciras no campeonato sub 12 – Andaluzia, Espanha 2018/2019

– Campus técnico Chiclana de la Frontera, Espanha 2019

– Treino hóquei no gelo, Elvas 2019

– Treino hóquei no gelo com Selecionador Nacional, Dolce vita Tejo 2020

– Treino hóquei no gelo com Selecionador Nacional, Viseu 2020

– Treino aberto ao público Valongo, Coimbra 2020

A Covid-19 veio obrigar a uma paragem de todas as atividades não essenciais e o Hóquei em Linha não foi exceção. Mas a vontade prevalece e o empenho não cessou para que os stiks e o disco voltem a cantar no Pavilhão do Castelo. Assim que a DGS permita, esta atividade terá início no local de origem, no Concelho da Sertã, na Freguesia do Castelo onde tudo começou, esta é a vontade das entidades envolventes!

“Nos próximos 3 anos vamos dedicar á formação para que apartir de 2024 sejamos equipa de seniores competitiva.” Exprimiu Nuno Flor o responsável por este desporto acontecer no Concelho da Sertã.

 

Cá vos aguardamos e desejamos que assim aconteça!

 

Por: Ana Vitorino